• Página Inicial
  • Magazine Itamarati
  • Cursos Online
  • Classificados Itamarati
  • WhatsApp
  • Clima

terça-feira, 16 de março de 2021

Produção de soja orgânica tornando-se realidade em Nova Itamarati.

Na quinta-feira 11/03, aconteceu a primeira colheita de soja em processo de transição para produção orgânica, no Distrito de Nova Itamarati. O evento foi no lote do produtor Djones Marcos Ambrust (Tigrinho), pertencente à Cooperafi – Cooperativa dos Agricultores Familiares da Itamarati.


O produtor resolveu iniciar essa safra o processo de transição do sistema convencional para o orgânico. Para tal, contou com apoio técnico da Agraer, pelo pesquisador Rogério Franchini, que trabalha e reside no Distrito, prestando assistência técnica aos produtores e da Embrapa Agropecuária Oeste, por meio dos pesquisadores Milton Padovan e Rodrigo Arroyo. O Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Walder Antônio Albuquerque esteve presente no evento.

O produtor cultivou 14 hectares de soja (BRS 511). Houve intercorrências fitossanitárias, controladas por controle biológico, com grande eficiência. O controle de plantas “invasoras” foi feito manualmente, pelo produtor e colaboradores, gerando serviços para terceiros, já que o uso de agrotóxicos não é permitido. Na área foi aplicado pó de rocha, fosfato natural de Bonito e adubo orgânico. É esperada uma produtividade entre 45 a 50 sacas por hectare.

A cultivar de soja convencional utilizada foi a BRS 511. Possui resistência genética à ferrugem-asiática da soja.

A Comercialização

A empresa Argomil, com sede em Avaré/SP, que apoia também o projeto, deverá adquirir a soja e o milho orgânicos para destinar à produção de ração para galinhas de postura (ovos).

Segundo o representante da empresa, Sr. Alison Napolitano, presente no evento, existe uma demanda significativa por parte da empresa para aquisição de produtos orgânicos. Disse ser uma ótima alternativa para agricultura familiar em razão da demanda de mão-de-obra e geração de renda.

Plano Estadual de Agroecologia, Produção Orgânica e Extrativismo Sustentável Orgânico de MS, com o objetivo de desenvolver as diferentes cadeias produtivas agroecológicas e orgânicas, bem como o extrativismo sustentável no Estado, foi lançado em junho de 2020, pelo Secretário Jaime Verruck e, dentre outros objetivos, tem o de interagir com outras políticas públicas e fomentar a produção orgânica. Assim sendo, é possível o Programa (Semagro) apoiar a iniciativa na cadeia de grãos, no caso soja e milho, suplementarmente ao apoio da Agraer.

O presidente da Cooperafi, Altair Schlickmann convidou e a Agraer esteve presente com o Diretor-Executivo Fernando Nascimento, representando o Diretor-Presidente da Agraer, André Nogueira, o Coordenador Regional da Agraer Antônio Carlos Peixoto, o Chefe do Posto Avançado da Agraer Gilberto Rodrigues.

“Hoje é um dia histórico para a agricultura familiar, pois poderá colocar um produto diferenciado no mercado, cuja demanda cresce a cada dia, além de benefícios que o solo e os recursos hídricos receberão, com a redução do uso de produtos químicos, favorecendo a microfauna do solo e a qualidade dos mananciais”, destacou Fernando Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário