• Página Inicial
  • Magazine Itamarati
  • Cursos Online
  • Classificados Itamarati
  • WhatsApp
  • Clima

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Escola Estadual Nova Itamarati realiza apresentações culturais no Dia da Consciência Negra!!

No dia 20 de Novembro, rememoramos a morte de Zumbi Dos Palmares, maior líder da resistência quilombola. Essa data, é um momento de refletirmos sobre as condições da população negra no Brasil, a produção de costumes, arte e cultura desenvolvida durante o período de escravidão e que hoje fazem parte da identidade brasileira.


Na Escola Estadual Nova Itamarati, situada no Distrito Nova Itamarati - MS, tem o projeto de capoeira pelo Núcleo de Arte e Cultura da SED e apoio da Associação Camará Capoeira. O grupo de capoeira sobre a orientação do professor de Educação Física e Professor de Capoeira Marcelo Barbosa, desenvolveu apresentações para o dia da Consciência Negra.


Iniciaram-se as apresentações com uma encenação de teatro juntamente com a declamação do Poema “Navio Negreiro” de Castro Alves, após, relataram os dados sobre a população negra no Brasil, que apesar de ser a maioria da população brasileira, são os que mais sofrem as mazelas da desigualdade. Dando continuidade às apresentações, ao som do atabaque e pandeiro, foi feito um samba de roda cantando a Música “Canto das três raças”, para finalizar foi feita uma roda de capoeira.


Procurou-se desenvolver as atividades do dia da consciência negra com elementos que remetem à resistência do povo negro e a produção cultural desenvolvida por eles durante a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog